ESTÚDIOS VERMELHO E CINZA
2023 I 22m² I SÃO PAULO - CONSOLAÇÃO
Os apartamentos estúdios Vermelho e Cinza estão localizados no mesmo prédio, em uma região estudantil de São Paulo, ao lado do Parque Augusta. Era importante que o layout houvesse flexibilidade em relação a configuração de moradores, possibilitando uso individual ou para casal, e que em ambos os casos houvesse espaço também para acomodar visitas no sofá cama. Na área interna do apartamento a prioridade era otimizar o aproveitamento do espaço, e incluir uma área de home office, mantendo um visual moderno e atemporal.
Na planta original dos apartamentos havia uma varanda que foi demolida e incorporada à área interna, a fim de ampliar a área total e otimizar a entrada de luz natural. Com a integração da varanda, a condensadora do ar condicionado acaba fazendo parte do mobiliário interno, para isso desenvolvemos uma caixa de marcenaria para ocultá-la, no mesmo acabamento da cabeceira da cama.
Por se tratarem de imóveis para investimento, o cliente delimitou um valor teto de investimento para a reforma, e buscamos aproveitar ao máximo os itens entregues pela construtora. Desta forma a obra gerou um mínimo descarte, o que agrega tanto no custo quanto na questão de sustentabilidade.
O projeto possui uma estante de metal feita sob medida que ocupa toda a parede. Inspirado em um projeto anterior chamado Estúdio Avanhandava, o móvel é versátil e se encaixa perfeitamente no apartamento. Além das áreas de armazenamento tradicionais, inclui espaço para a escada, prateleiras, TV, guarda-roupa e além de objetos decorativos.
Um painel de marcenaria em compensado percorre toda a extensão da parede oposta à estante, agregando o sofá cama e a cama de casal, marcando essa área de permanência do layout de maneira aconchegante e funcional.
Mantivemos a bancada da cozinha entregue pela construtora e instalamos um novo revestimento no frontão, com a mesma tonalidade da parede, trazendo maior identidade ao espaço e comunicação com a nova estante.
O banheiro seguiu a mesma premissa de aproveitamento dos acabamentos entregues pela construtora, e acrescentamos um gabinete em compensado embaixo da bancada.
Para o apto Vermelho, optamos por utilizar um piso com réguas mais escuras, que se alinha à paisagem bastante urbana, vista pelo apartamento. Tons neutros trazem aconchego e leveza: nas paredes tons de bege, nas marcenarias madeira clara e mdf branco que destacam a serralheria, em um tom mais avermelhado.
Já no apto Cinza, optamos por utilizar um piso de madeira clara, levando em consideração a vista desse apartamento, voltada para um parque Augusta. A partir disso, definimos uma paleta de tons neutros e claros, com bege e off white nas paredes, marcenarias em madeira clara e mdf branco e serralheria em tons de cinza. Destaca-se no projeto o sofá na cor verde, trazendo a referência da vista para o parque.
A iluminação se dá através de um trilho com spots que percorre todo o apartamento, além de pontos focais instalados na estante de serralheria e fitas de led na prateleira e cabeceira da cama.
Confira mais detalhes:
Tenha uma obra que gere um mínimo descarte, agregando tanto no custo quanto na questão de sustentabilidade.
GOSTOU DESSA IDEIA?
Projeto: Macro Arquitetos - Carlos Duarte e Juliana Nogueira
Colaboradores: Eddie Maverick e Leticia Sayuri
Fotos: Vivi Wiering