CASA RIVIERA
2023 I 380m² I RIVIERA DE SÃO LOURENÇO - BERTIOGA-SP
Casa Riviera localizada no litoral de São Paulo. O casal buscava um refúgio familiar para estar mais conectado à natureza, principalmente o mar, pois ambos são apaixonados por esporte e surf. Conceitualmente eles buscavam uma casa com vãos livres, poucas divisões e maior integração entre os ambientes, uma estrutura esbelta e que fugisse do padrão de casa tipo sobrado local, e que tivesse em algum momento um pé direito duplo. Em relação à materialidade, foi indicado que gostavam de materiais naturais como concreto aparente, pedras e madeira.
A fachada principal imponente, com o bloco superior frontal totalmente em concreto ripado “cego”, sem janelas, avançando levemente em relação ao pavimento térreo que abriga a garagem e a chegada de pedestres, flutua ao desencontrar do painel ripado de madeira que esconde e protege os acessos à casa, e a partir do momento que o usuário adentra essa barreira fechada, a casa se conecta visualmente em todas as áreas de convivência junto ao visual natural.
Após a devida análise do lote, como influências dos vizinhos, incidência solar e diretrizes legais, como recuos e coeficientes de aproveitamento, realizamos alguns cenários de implantação e chegamos no resultado final em formato de “C” , em que ao mesmo tempo em que a casa se fecha para a rua ela se volta para ela mesma através de grandes portas de vidro criando um pátio interno.
Influenciados pela arquitetura brutalista/modernista, atemporal, transformamos o andar superior em dois grandes blocos de concreto ripado “flutuantes”, apoiados visualmente sobre os painéis de vidro, interligados através de um corredor central com o pé direito duplo que conta com uma generosa iluminação zenital, trazendo ainda mais luz natural para a casa toda.
Pela casa possuir bastante iluminação natural através das janelas e claraboia central, foram projetados brises de correr de madeira, para proteger a fachada dos quartos, sala e gourmet, e já no corredor central, que possui pé direito duplo, foi instalada um fechamento parcial em madeira tipo biriba, que além de proteger do sol, cria um movimento de luz e sombra bastante único a cada dia.
Outro grande diferencial é a bancada de concreto do gourmet com 6 m de comprimento, ela abriga todo o programa necessário para o gourmet com churrasqueira, cooktop, gavetas refrigeradas, escorredor e pia, mas seu grande destaque é o fato de que ela não encosta no piso, seguindo o mesmo conceito da concepção da casa a bancada é um bloco de concreto que flutua entre os dois pilares.






Além disso, o programa conta com uma sala de estar visualmente ligada com o gourmet que fica integrado com a cozinha, deck avarandado além da piscina, 2 lavabos e dependências de serviços, que inclui uma suíte privativa com acesso externo independente, depósito e área de serviços.
Através do layout fica bastante clara a separação entre as áreas de convívio, que são integradas, das áreas íntimas, que são mais privativas, tanto os dormitórios do primeiro pavimento quanto a suíte do térreo, oculta pelo painel de marcenaria.
O programa da casa foi pensado para acolher um grande número de familiares, de maneira confortável e privativa, sendo 5 suítes com uma acessível no pavimento térreo, e as demais no andar superior, com acesso pela escada ou elevador.
Os banheiros receberam acabamento em textura natural de cimento, com efeito caiado, dando destaques aos metais pretos e acessórios em madeira.
Um refúgio familiar para fugir do caos da cidade feito de concreto aparente, pedras e madeira.
GOSTOU DESSA IDEIA?
Projeto: Macro Arquitetos - Carlos Duarte e Juliana Nogueira
Equipe: Paulo Bicudo, Bianca Pereira, Eduardo Motidome e Eddie Maverick
Status: Obra em execução