VITAT

2022 I 370m² I sÃO PAULO - HIGIENÓPOLIS

 

A Vitat é uma Startup do ramo de saúde e bem-estar, com aproximadamente 200 colaboradores, cujo projeto de arquitetura deveria ter como ponto de partida um ambiente acolhedor, jovem e descontraído, em sinergia com sua identidade visual com cores leves e vibrantes. 

 
 

Localizado em uma laje de um prédio no qual a parte do core dos elevadores é central, o projeto considerou de um lado as áreas de trabalho com mesas e salas de reunião e, na lateral oposta, um espaço mais informal, com uso diverso, espaço de convivência, copa, área de vídeo game, exercícios e sala de reunião. 

A arquitetura explorou, neste contexto, a criação de um ambiente com layout fluido, sem complicação. O mobiliário existente de bancada de trabalho foi reaproveitado e uma nova cor nas calhas perfuradas das mesas foi inserida, além de trabalhar a parte de comunicação visual em adesivos. 

 
 
 
 

As cores, aliás, são o grande destaque do projeto. A cor verde neon faz parte da paleta da marca e está presente no rodapé, eletrocalhas e tubulações do SPK dos tetos. Esses detalhes são leves, mas levaram mais identidade ao espaço. A cor rosa também está bastante presente, com o detalhe de onda entre as janelas com uma arandela junto a ela. Este detalhe ajuda a fortalecer a marca, traz identidade e também ajuda a aquecer o ambiente. Já o roxo é a cor complementar e se faz presente em itens de comunicação visual, pintura de paredes e também no tampo da ilha da área de convivência.

 
 

Na área destinada à descompressão, a ideia foi explorá-la a partir do paisagismo, trazendo uma grande árvore ao espaço saindo da ilha compartilhada. A ilha foi pensada em roxo, em formato circular, reforçando a identidade visual. Já os sofás modulares na cor rosa foram desenhados pela Macro com o intuito de ser um mobiliário componível, que se adequa ao layout conforme a necessidade.

O Ficus Lyrata na ilha compartilhada é o grande destaque do paisagismo interno.

Gostou dessa ideia?

 
 

O grande desafio, no entanto, foi lidar com o teto existente e o budget reduzido. O teto possuía um fechamento em forro liso que dava uma sensação de achatamento com o pé direito e também era prejudicial para a acústica. Para solucionar a questão, foi removido todo o forro de gesso acartonado, deixando exposta a laje e infraestrutura existente. Esta solução ajudou a reforçar o visual mais descontraído da marca e também a solucionar o aumento do pé direito e acústica do ambiente. 

 
 
 

Na parte do Budget, um item que ajudou consideravelmente na redução de custo foi incorporar o piso elevado de ardósia natural ao espaço, sem considerar nenhum revestimento.  A remoção do forro também foi um item que gerou economia, pois dessa forma não foi preciso fazer investimentos com relação a acústica no espaço, que acabaria sendo mais oneroso. 

As soluções acima marcaram a identidade do projeto e foi um elo interessante de confiança entre os clientes e o escritório, pois não era uma solução óbvia de resultado final. Os clientes adoraram o resultado final e acharam que essas soluções reforçaram a identidade de startup, de ser uma empresa fora da caixa.

 

Veja mais fotos do projeto da Startup:

 
 

Fotos: Ana Helena Lima

Projeto: Macro Arquitetos - Carlos Duarte e Juliana Nogueira


PROJETOS RELACIONADOS