CORDIER BTG PACTUAL

2022 I 340m² I sÃO PAULO - VILA OLÍMPIA

 
 
 
 

O projeto de arquitetura para a Cordier Investimentos, teve como demanda a criação de um novo escritório que atendesse ao conceito "open space”, integrado, com salão aberto e amplo, com mesas largas e interligadas, sem salas fechadas, propondo uma maior interação entre os colaboradores, independentemente de hierarquias.

 
 
 
 
 
 
 
 

Além do conceito aplicado, o programa pedia por salas de reuniões de diferentes escalas, variando entre 4 a 6 pessoas, chegando a ambientes que acomodassem até 12 pessoas, além de uma sala de reunião informal, com um clima de sala de estar. Havia também o desejo dos clientes em ter uma área para convívio que fizesse todos se sentirem em casa, confortável, e que fosse convidativo para um eventual happy hour de integração da equipe.

Um dos destaques é a bancada presente nesta área de convívio, cuja proposta foi pensada para esse móvel - desenhamos pela Macro - ao mesmo que dividisse os ambientes de convívio e trabalho, também fosse algo leve e que não fosse uma barreira visual. Para isso, foi criado um monolito em mármore carrara, o mais esbelto possível, para atender a demanda voltada para o convívio (cervejeira, gavetas de apoio e lixo). Deste bloco sai uma fina bancada feita por uma única chapa de aço de 9mm com acabamento natural, visualmente apoiada por um único pé vertical, que ao mesmo tempo está alinhado no eixo vertical das televisões que descem do teto.

Desde o início, o objetivo foi aproveitar o máximo possível da estrutura existente, que à princípio já atendia ao conceito de salão integrado; entretanto, desde a primeira visita ao local, observou-se que esse conceito só era visível para quem passasse da recepção por conta da antiga sala de administração, que foi transformada em sala de reunião informal e envidraçada, de modo que um cliente ou visitante pudesse enxergar a operação, além da iluminação natural que passou a fazer parte da recepção.

O ambiente de convivência ganhou toque contemporâneo e também refinado com o monolito em mármore carrara e a bancada em aço.

GOSTOU DESSA IDEIA?

Toda a iluminação foi pensada para proporcionar o maior conforto e estímulo durante o período de trabalho e, em paralelo a essa demanda, todas as luminárias pendentes, por exemplo, contam com iluminação direta (para baixo, plano de trabalho) e indireta (para cima, laje aparente), além de contarem com circuitos distintos, proporcionando a criação de diversos cenários, dependendo do uso desejado.

 
 
 

O projeto ganhou um estilo industrial, contemporâneo e confortável. Ao mesmo tempo que ele traz a frieza das lajes nervuradas em concreto aparente, as instalações elétricas aéreas por eletrocalhas e sprinklers aparentes, o ambiente com piso em carpete, os diferentes tipos de tecido, as madeiras em tons naturais acabaram por aquecer e levar aconchego ao escritório.

 
 
 
 
 

Fotos: Flavio Dias

Projeto: Macro Arquitetos - Carlos Duarte e Juliana Nogueira

 

PROJETOS RELACIONADOS